pontoNETpt
A comunidade PontoNetPT está direccionada a todos os programadores que trabalhem com a plataforma .NET.
Evento MSDN

Na passada quinta-feira fui, pela primeira vez, a um evento msdn. Devo dizer que fiquei decepcionado.

 

A primeira apresentação foi, de longe, a melhor das quatro sessões apresentadas. O orador foi capaz de simplificar um conceito, que apesar de não ser complexo, é desconhecido por muitos programadores. Foi ainda capaz de tornar a apresentação atractiva com as aplicações práticas que foi apresentando.

 

A segunda apresentação foi … inqualificável. Um orador que é formador e com o currículo apresentado tem obrigação de fazer muito melhor. Má preparação, pausas entediantes e discurso absolutamente básico foram os ingredientes para tornar um assunto extremamente interessante numa incontrolável vontade de abandonar a sala. Houve, no entanto, um episódio engraçado. A meio da sessão ouviu-se um assobio melodioso; propositadamente ou não ganhou um contexto saboroso.

 

A terceira sessão foi apresentada de uma forma interessante mas na sua generalidade focando assuntos básicos para um programador profissional que trabalhe com o visual studio no dia a dia. Em relação ao ‘trace’ esperava algo mais elaborado, por exemplo, o orador não focou técnicas de ‘trace’, de ‘log’ e de ‘debug’ em ambientes distribuídos.

 

A quarta apresentação dificilmente poderia surpreender. Foi relativamente bem apresentada e suficientemente informativa. Sendo uma apresentação susceptível de provocar algum aborrecimento, o orador talvez devesse ter encontrado uma melhor forma de introduzir pontos de quebra.

 

Em conversa com o Pedro, dizia-me que o resultado das avaliações costumavam privilegiar as apresentações triviais. Esperava ver programadores experientes transmitirem conhecimentos médios e/ou avançados contextualizados com situações reais. No fundo, transmissão de experiência.

 

Se me é permitido sugerir, sessões futuras de msdn deveriam ser divididas em sessões básicas e sessões mais avançadas. Para estar a ouvir oradores, provavelmente mais experientes do que eu, a falarem do que é um chave publica e um chave privada, não obrigado!

 


Posted 27-11-2004 5:36 por Paulo Abreu

Comments

Carlos Ferreira Silva wrote re: Evento MSDN
on 29-6-2009 2:41
Olá Paulo.

Posso sugerir-te uma coisa?
Já que és tão pro em .Net, por que não partilhas o teu conhecimento aqui com o pessoal do PontoNet, e talvez um dia sejas tu um brilhante orador no envento MSDN.
Terei todo o gosto em ler os teus artigos.

um abraço
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 1-7-2009 1:32
De pleno acordo
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 1-7-2009 1:32
Carlos, é apenas uma opinião. Julgo que não é necessário entrar por caminhos provocatórios. Não aprecio muito esse tipo de ironia. Obrigado.
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 1-7-2009 1:32
Oi,

Eu não tive oportunidade de ir a este evento da MSFT mas já foi a vários....
Foi realmente assim tão mau ?!?

Tenho a certeza que nos próximos eventos mudarás de opinião. ;p

É claro que pode acontecer que corra menos bem uma sessão ou outra :/ e todos têm a sua opinião :p

As opiniões de todos são úteis e tenho a certeza que as próximas sessões terão em conta todos os comentários.

Um abraço
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 1-7-2009 1:32
rbfigueira,

Não sei como foram os outros, como disse no meu comentário, foi o primeiro a que fui. Eu esperava algo francamente melhor do ponto de vista técnico. Aceito que as expectativas de outros programadores possam ser diferentes das minhas. Obrigado.
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 1-7-2009 1:32
>>Eu esperava algo francamente melhor do ponto de vista técnico

Bem, em relação a esse ponto posso-te dizer o seguinte.
Em muitos eventos que fui em que os temas eram mais "advance" a maioria, infelizmente, não percebia e nunca tinha mexido nessas “técnicas” e/ou tools.
Digo isto porque quando se perguntava.... "alguém já trabalhou com isto ou com aquilo", em que o básico era pressuposto de saberem, apenas poucas pessoas levantavam as mãos (5 a 10 pessoas)... bem pode ser que existam muitas pessoas tímidas ;p
O que é mau para uma sessão mais "advance"... o orador muitas das vezes fazia uma introdução maior para os outros "apanharem" alguma coisa...

Apenas um pormenor, para muitos o "advance" pode ser "básico" e o "básico" pode ser "advance".
O que eu quero dizer com isto é que tudo depende do conhecimento de cada um e de sua experiência. (nota não estou a dizer que alguns temas advances possam algum vez serem considerados como básico... apenas quero transmitir esta ideia :p)
Já vi muitos acharem que um determinado tema era advance e...... bem, é melhor não dizer nada :/

O que te posso dizer é que muitas das sessões da Microsoft são boas e terás oportunidade para veres isso !!
Têm também em mente que estas sessões reflectem a análise e pedidos dos programadores que frequentaram eventos anteriores.
Por isso eu disse "As opiniões de todos são úteis e tenho a certeza que as próximas sessões terão em conta todos os comentários"

Espero ter conseguido passar o meu ponto de vista :p

Um abraço
Ricardo Figueira (rbfigueira)
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 1-7-2009 1:32
Só estive no evento durante a parte da manhã, mas concordo com a opinião do Paulo. A primeira apresentação foi bastante boa, a segunda foi algo fraca. Quando a abrir ouvi dizer que os "WSE são um standard do W3C", percebi q se podia esperar o pior (WSE é a implementação da MS, e o WS-Sec é um standard OASIS - http://www.oasis-open.org/specs/index.php#wssv1.0).
Fiquei sinceramente desiludido.
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 1-7-2009 1:32
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 2-7-2009 1:54
De pleno acordo
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 2-7-2009 1:54
Carlos, é apenas uma opinião. Julgo que não é necessário entrar por caminhos provocatórios. Não aprecio muito esse tipo de ironia. Obrigado.
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 2-7-2009 1:54
Oi,

Eu não tive oportunidade de ir a este evento da MSFT mas já foi a vários....
Foi realmente assim tão mau ?!?

Tenho a certeza que nos próximos eventos mudarás de opinião. ;p

É claro que pode acontecer que corra menos bem uma sessão ou outra :/ e todos têm a sua opinião :p

As opiniões de todos são úteis e tenho a certeza que as próximas sessões terão em conta todos os comentários.

Um abraço
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 2-7-2009 1:54
rbfigueira,

Não sei como foram os outros, como disse no meu comentário, foi o primeiro a que fui. Eu esperava algo francamente melhor do ponto de vista técnico. Aceito que as expectativas de outros programadores possam ser diferentes das minhas. Obrigado.
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 2-7-2009 1:54
>>Eu esperava algo francamente melhor do ponto de vista técnico

Bem, em relação a esse ponto posso-te dizer o seguinte.
Em muitos eventos que fui em que os temas eram mais "advance" a maioria, infelizmente, não percebia e nunca tinha mexido nessas “técnicas” e/ou tools.
Digo isto porque quando se perguntava.... "alguém já trabalhou com isto ou com aquilo", em que o básico era pressuposto de saberem, apenas poucas pessoas levantavam as mãos (5 a 10 pessoas)... bem pode ser que existam muitas pessoas tímidas ;p
O que é mau para uma sessão mais "advance"... o orador muitas das vezes fazia uma introdução maior para os outros "apanharem" alguma coisa...

Apenas um pormenor, para muitos o "advance" pode ser "básico" e o "básico" pode ser "advance".
O que eu quero dizer com isto é que tudo depende do conhecimento de cada um e de sua experiência. (nota não estou a dizer que alguns temas advances possam algum vez serem considerados como básico... apenas quero transmitir esta ideia :p)
Já vi muitos acharem que um determinado tema era advance e...... bem, é melhor não dizer nada :/

O que te posso dizer é que muitas das sessões da Microsoft são boas e terás oportunidade para veres isso !!
Têm também em mente que estas sessões reflectem a análise e pedidos dos programadores que frequentaram eventos anteriores.
Por isso eu disse "As opiniões de todos são úteis e tenho a certeza que as próximas sessões terão em conta todos os comentários"

Espero ter conseguido passar o meu ponto de vista :p

Um abraço
Ricardo Figueira (rbfigueira)
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 2-7-2009 1:54
Só estive no evento durante a parte da manhã, mas concordo com a opinião do Paulo. A primeira apresentação foi bastante boa, a segunda foi algo fraca. Quando a abrir ouvi dizer que os "WSE são um standard do W3C", percebi q se podia esperar o pior (WSE é a implementação da MS, e o WS-Sec é um standard OASIS - http://www.oasis-open.org/specs/index.php#wssv1.0).
Fiquei sinceramente desiludido.
Anonymous wrote re: Evento MSDN
on 2-7-2009 1:54

Add a Comment

(requerido)  
(opcional)
(requerido)  
Remember Me?
If you can't read this number refresh your screen
Enter the numbers above:  
Powered by Community Server (Commercial Edition), by Telligent Systems